segunda-feira, 10 de agosto de 2009

GINCANA CULTURAL ESCOLA ANTONIO MOREIRA JÚNIOR/AGOSTO DE 2009



PLANEJAMENTO DA GINCANA CULTURAL ANTÔNIO MOREIRA JÚNIOR
Ariana da Silva - Socióloga

Tema da Gincana Cultural: Paz na Escola e a Não-Violência*

Introdução:

O tema da Gincana Cultural “Paz na Escola e a Não-Violência” está baseado em idéias que entendem a Paz que é: “geralmente definida como um estado de calma ou tranquilidade, uma ausência de perturbações ou agitação; é a aplicação sociológica que pode ser entendida como a convivência harmoniosa com as diferenças em uma comunidade” e a Não-Violência que: “refere-se a uma série de conceitos sobre moralidade, poder e conflitos que rejeitam completamente o uso da violência nos esforços para a conquista de objetivos sociais e políticos, utilizada como um princípio de integridade e respeito à condição humana”. Sendo assim, a Paz na Escola e o encorajamento à Não-Violência, definido em reunião com o corpo técnico, buscará, através das atividades culturais, a melhoria das relações sociais dentro e fora da escola.

Justificativa:

A Gincana Cultural tem como justificativa a importância da compreensão da Paz na Escola e a busca da Não-Violência, que envolva o corpo docente e discente, assim como técnicos e demais servidores da escola, a fim de organizar o processo que envolve o estímulo de convivência harmônica e sócio-cultural com o intuito de praticar a solidariedade e a interdisciplinaridade através da interação entre as pessoas no contexto social, ultrapassando os muros que limitam o espaço escolar.

Objetivo Geral:

Estimular o entretenimento solidário do corpo discente através de atividades lúdicas de descontração e competição sadias ao longo dos dias da gincana, além de proporcionar a possibilidade de entender responsabilidades, praticar a criatividade, o raciocínio lógico, apreender saberes contextualizados e, especialmente, melhorar as relações sociais harmônicas pela paz na escola.

Objetivos Específicos:

• Estimular a criatividade competitiva através de atividades solidárias que possam estimular o contato entre a escola e a comunidade;
• Levar o corpo discente (alunos) a enfrentar desafios que cada tarefa deverá proporcionar, capacitando-os em habilidades e competências de cidadania e educação.

Metodologia:

O método educativo será a Gincana Cultural que deverá envolver aspectos sócio-culturais, físicos e psíquicos dos participantes, onde estarão inclusos alunos e alunas, professores e professoras, diretores e vices e turmas de apoio da escola.

1º Passo: Elaboração do Roteiro da Gincana:

Gincana:
• Distribuição de turmas por professores que ficarão responsáveis em orientar a sua respectiva classe no decorrer da gincana, escolher de 3 a 6 alunos que serão os líderes de cada turma e representarão sua equipe nas decisões das tarefas, tendo como apoio para o bom desempenho competitivo os demais alunos do grupo.
• Reunir com professores para delimitação de regras da gincana cultural, assim como registro e distribuição das mesmas aos principais participantes;
• Fazer o sorteio e distribuição das tarefas e orientar os alunos a respeito das regras estabelecidas.

2º Passo: Sugestão de Tarefas:

• Perguntas sobre assuntos relacionados com as disciplinas de cada série, que deverão ser elaboradas pelos professores, 1 de cada disciplina, podendo ser de conhecimentos gerais;
• Coleta de alimentos não perecíveis a serem sorteados entre os alunos de menor poder aquisitivo da própria escola, que deverão ser entregues pelos alunos das turmas vencedoras da competição de cada classe por série e registrados com fotos;
• Coleta de brinquedos a serem sorteados entre os alunos dos Anexos I e II de menor poder aquisitivo da própria escola, que deverão ser entregues pelos alunos das turmas vencedoras da competição de cada classe por série e registrados com fotos;
• Apresentação de talentos em cada turma, que envolva o folclore paraense através da música, danças e lendas amazônicas, podendo ser: cantores, poetas, dançarinos, assim como culinária, artesanatos (pintura, desenho, cerâmica, etc.), sorteados por turma. Os alunos poderão trazer pessoas de destaque/fama na sociedade para apresentação dos trabalhos relacionados com o tema.
• Apresentação de objetos e materiais reciclados, como: roupas, brinquedos, bijuterias, móveis, material escolar, etc., sorteados por turma.
• Concurso da aluna simpatia (uma representante por turma);
• Pintura do muro da escola com arte sobre o tema da gincana cultural.

Cronograma:

O cronograma decidido em reunião com o corpo técnico ficou definido de acordo com a programação anual da escola e será distribuído da seguinte forma:

Dia: 26/08/2009 – apresentação das turmas de 5ª e 6ª séries, manhã e tarde;
Dia: 27/08/2009 – apresentação das turmas de 7ª e 8ª séries, manhã e tarde;
Dia 28/08/2009 – apresentação do Ensino Médio, todos os turnos.

OBS1: Eleger comissão julgadora. Professoras que já se dispuseram: Liliam e Elizabeth.
OBS2: Estipular o tempo de cada atividade;
OBS3: A pontuação de cada classe será decidida com o professor em sua respectiva turma de até 4 pontos por disciplina.
OBS4: O cronograma poderá ser alterado em consonância e organização com a disponibilidade do professor em cada turma e previamente comunicado à Coordenação da Gincana através dos e-mails: arianabelem@gmail.com (Ariana da Silva/Sociologia); liliamsgarcia@hotmail.com (Lílian Garcia/Técnica Manhã); wanessarebelo@hotmail.com; (Wanessa Rebelo/Técnica Tarde) e Professora Elizabeth: Noturno.


* Bibliografia consultada:

Site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Paz em Agosto de 2009;

Site: http://pt.wikipedia.org/wiki/N%C3%A3o-viol%C3%AAncia em Agosto de 2009.

JOHNSON, Allan G. Dicionário de Sociologia: Guia prático da linguagem sociológica. Zahar, Rio de Janeiro, 1997.

Um comentário:

Unknown disse...

Casino de L'Auberge de Casino de LA. de la Casino de L'Auberge de Casino de L'Auberge
Casino de L'Auberge de Casino de L'Auberge de wooricasinos.info Casino 토토사이트 de L'Auberge de Casino de L'Auberge de https://septcasino.com/review/merit-casino/ Casino 출장마사지 de L'Auberge de Casino de L'Auberge de Casino de Casino de L'Auberge de Casino de