segunda-feira, 5 de abril de 2010

Racismo na Escola (?)


A discriminação do racismo é reproduzida na escola em função da ausência de discussão de fatos históricos e curriculares que incluam os processos de diversidade social, étnico-racial e de desigualdade econômica como formas de compreensão da realidade social que indicam a grande heterogeneidade da sociedade brasileira.
Situações de preconceito e de naturalização da intolerância racial são veículos ideológicos que marcam profundamente as chamadas classes sociais, nos espaços públicos e privados de convivência entre "negros" e "brancos", "indígenas" e "mestiços", "pobres" e "ricos" e nas relações de poder que perpetuam a segregação, que são maneiras de manter o status quo da violência simbólica e física que ocorre diariamente quando pessoas "de cor" procuram emprego, são abordadas na rua como suspeitas, são discriminadas na escola, no trabalho, na igreja, etc. e que, dentro de estigmas sociais deflagram o racismo existente no Brasil.
A Escola tem a tarefa de contribuir para que a segregação social e intelectual seja tolida, a fim de evitar que outras intolerâncias e crimes sejam cometidos e que, finalmente, possamos combater o racismo que está "escondido" na estrutura social de exclusão e marginalização das "minorias". O Brasil é um país diverso, para isso, é preciso levantar a bandeira da diversidade étnico-racial na Escola e em todos os cantos para que a voz dos Direitos Humanos seja ouvida.

Texto: Ariana da Silva

Nenhum comentário: